Nos últimos anos, com a implementação da indústria 4.0 e o desenvolvimento de processos relacionados com a codificação, assistimos um aumento das diferentes tecnologias de marcação e gravação a laser ligadas, principalmente, à rastreabilidade e identificação de todo o tipo de peças e ferramentas.
Dentro da gama de equipamentos laser disponíveis no mercado, são os modelos galvanométricos que mais se têm destacado no âmbito industrial, devido às suas múltiplas vantagens, entre elas, a elevada velocidade de marcação, os baixos custos de manutenção e a ausência de consumíveis.
Na grande maioria dos casos, os equipamentos que se integram em linhas de produção são equipamentos de classe IV, ou seja, equipamentos abertos nos quais existe o risco de que um reflexo do raio possa afetar o operador e causar-lhe diferentes danos, dependendo de onde ocorra o impacto desse raio laser. É, por isso, necessário criar invólucros específicos para vedar o processo de gravação e evitar qualquer tipo de risco.
Mini-inline, o novo padrão de segurança para máquinas de gravação a laser industriais
No grupo Gravotech, resultado da experiência adquirida ao longo de muitos anos num mercado industrial tão exigente como o alemão, desenvolvemos uma solução inovadora: o Mini Inline.
Trata-se de uma solução integrável na cabeça do laser que permite isolar o raio do ambiente de trabalho, permitindo assim passar de um laser classe IV para classe I, o que permite que o operador trabalhe num ambiente de máxima segurança.
Este acessório adapta-se à cabeça do laser através de um anel adaptador. É composto por um corpo cilíndrico em alumínio, o qual possui entradas de ar para facilitar um fluxo de ar constante no entorno da lente que evita que a sujidade ou poeira se depositem na superfície da lente. Assim, evita-se a necessidade de limpar a lente durante, pelo menos, 20.000 ciclos de marcação.
Graças aos seus sensores de segurança, a marcação só será iniciada se o Mini-Inline estiver corretamente acoplado e se a peça a marcar estiver presente.
Esta máquina garante uma segurança de marcação total e está certificada pela administração alemã de seguros e acidentes (DGUV) como laser de Classe 1, sem riscos para os olhos ou para a pele de operador e/ou do ambiente circundante.
O seu desenho de parede dupla com sistema de sucção permite uma evacuação de fumos e partículas para um sistema de exaustão. Isto reduz a acumulação de poeiras no interior da máquina, aumentando a sua produtividade.
Sistema de marcação a laser industrial seguro para linhas de produção de alta velocidade
O Mini-Inline foi concebido para se adaptar perfeitamente em qualquer espaço de trabalho. O seu pequeno tamanho torna-o numa solução ideal para a marcação de integração horizontal ou vertical de peças industriais.
A Gravotech trabalhou arduamente para garantir uma marcação perfeita em peças industrial. Já está instalado em mais de 200 linhas de produção. O seu principal objetivo é garantir a marcação em grandes peças de plástico e metal, enquanto proporciona uma maior flexibilidade.
É possível marcar de forma perante peças de carroçaria, tubos de escape, motores, carcaças, tanques de combustível, grandes peças curvas, entre outras.
O Mini-inline é compatível com as seguintes máquinas de integração da Gravotech: Série Fibra (Premium, Standard e Energy), Série Híbrida e Série Green.
Possui sensores indutivos para peças metálicas, sensores óticos para peças de plástico e um mini sensor de presença em linha.
Fácil manutenção
A própria construção do Mini-inline facilita a sua manutenção. É um procedimento que não demora mais de 2 minutos.
É facilmente removido da máquina de marcação a laser e substituído para limpeza. Isto garante custos de manutenção muito baixos. Poderá efetuar até 70000 ciclos antes da sua limpeza.
Ocupa apenas 293 mm x 192 mm x 168 mm (11.54 x 7.56 x 6.61 polegadas).
Pode descobrir mais no vídeo.