CONTACTO

As nossas máquinas de marcação por micropercussão são sistemas de marcação com o mais alto desempenho para rastreabilidade industrial, codificação e identificação de peças. A marcação por pontos, ou marcação por micropercussão, tem uma capacidade de marcação profunda, sem gerar resíduos, realizada em alta velocidade.

As máquinas de marcação por micropercussão, também chamadas de marcação direta de peças (DPM), oferecem marcação permanente à prova de violação.

As máquinas de marcação de micropontos Gravotech têm múltiplas vantagens e funcionalidades exigidas na marcação industrial. A Gravotech oferece máquinas de micropercussão portáteis e de mesa, com tecnologia pneumática ou eletromagnética, para cobrir as diferentes áreas de marcação e as diferentes necessidades de marcação de qualquer setor industrial.

Tanto a máquina XM700 quanto o equipamento IMPACT são adequados para fazer todos os tipos de marcações de alta qualidade com uma longa vida útil. Eles permitem a marcação de números de série, códigos Datamatrix ™ e outros códigos de identificação industrial em materiais como alumínio, aço, plásticos e muitos mais, seja qual for o formato ou acabamento da superfície.

As nossas máquinas de marcação por impacto oferecem marcação permanente e legível a um baixo custo de compra e um alto retorno sobre o investimento.

Se quiser mais informações sobre este tópico, leia a nossa publicação sobre marcação permanente do código Datamatrix ™.

IMPACT

Máquina de marcação ÁREA DE TRABALHO

Hoje, mais do que nunca, as indústrias precisam de velocidade, precisão e qualidade, e a máquina de mesa IMPACT atende a essas necessidades mais do que qualquer outra coisa. Tecnologia robusta e comprovada, a micropercussão é uma solução barata e sem consumíveis. Os micro impactos executados pelo estilete de carburo na superfície do material criam uma marca durável e livre de tensões na peça e sem lascas.

IMPACT

XM700

Máquina de marcação portátil PARA PEÇAS VOLUMOSAS

A máquina de marcação por micro pontos XM700 é a solução portátil para identificar materiais e ferramentas e para garantir a rastreabilidade do produto. É uma máquina rápida e fácil de usar, sem consumíveis para marcação permanente e indelével. A tecnologia de micropercussão ou microponto produz uma gravação oca sem remover material em todos os tipos de materiais, do plástico aos aços mais duros.

XM700

ACESSÓRIOS

Obtenha o máximo partido da sua máquina com a nossa ampla gama de acessórios

ACESSÓRIOS

SOFTWARE

Soluções de software especialmente desenvolvidos para a gravação mecanica e laser.

SOFTWARE

FAQS: Perguntas frequentes sobre máquinas de marcação por micropercussão

O que é micropercussão ou marcação de microponto?

A marcação por micropercussão, também chamada de microponto ou micropunção, é uma tecnologia de marcação mecânica.

O princípio da marcação por micropercussão baseia-se na deformação oca do material por meio de uma ferramenta vibratória, que vibra em alta frequência e alta velocidade. Trata-se de fazer pontos controlados com uma ponta de metal ou estilete, com retorno por mola. Esses pontos permitem formar textos, números, logotipos, códigos Data Matrix, códigos alfanuméricos, etc.

Quais materiais são adequados para marcação por micropercussão?

Todo o tipo de material rígido, como metais, ligas e plásticos, mesmo os de grande dureza. Pelo que, não é possível marcar materiais macios que absorvem o impacto da ferramenta, como a borracha.

No caso dos tipos de plástico que podem ser marcados por micropercussão são: ABS, PA, PC, PE, BET, PMMA, acrílico ou metacrilato, POM - PBT e PP.

Os metais adequados para a marcação de micropontos são: alumínio, alumínio anodizado, latão, carburo, metal revestido, cobre, ouro, prata, níquel, platina, aço inoxidável, aço e titânio.

Qual é a diferença entre máquina pneumática e eletromagnética?

A vibração da ferramenta de marcação ou punção pode ser obtida das seguintes maneiras:

  • Ar comprimido: o movimento é semelhante ao do pistão de um carro. O ar comprimido atinge continuamente a cabeça da ponta e projeta para baixo antes de sair pelos orifícios. Uma mola de retorno empurra a ferramenta para cima.
  • De um campo eletromagnético: sob a ação do campo eletromagnético, o núcleo empurra o punção para baixo com um "martelo" e uma mola retorna a ferramenta à posição inicial.

As nossas máquinas de micropercussão pneumáticas são as melhores para aplicações de marcação que requerem um tempo de ciclo muito curto para atender aos requisitos de velocidade dos setores industriais.

As máquinas de marcação eletromagnética são mais adequadas para aplicações que requerem alta precisão e consistência. São especialmente recomendadas para marcar códigos DataMatrix.

Quais são as vantagens da marcação de micro pontos?

Comparada com outras tecnologias, a micropercussão é uma marcação barata, extremamente rápida e com profundidade. A marcação por micropontos é legível, precisa, limpa, permanente e não pode ser falsificada e pode ser feita em qualquer tipo de formato e material.

A tecnologia de marcação por micropercussão não utiliza materiais consumíveis, sendo o punção ou ponta de marcação a única parte que deve ser substituída com o tempo, e sua vida útil é muito longa. Os custos de manutenção são muito baixos e o retorno do investimento é muito rápido.

Como escolho a máquina de marcação por micropercussão mais adequada para mim?

Dependendo do tamanho da peça a ser marcada e também da área de marcação que for necessária, selecionaremos uma ou outra máquina. As máquinas de gravação portáteis são perfeitas para marcar produtos e equipamentos volumosos, pesados ou de difícil acesso. A máquina de mesa IMPACT tem uma área de marcação superior (100x120 mm) e também tem a vantagem de poder incorporar acessórios úteis como um dispositivo rotativo, um alimentador automático de placas ou um estilete 3D.

O dispositivo rotativo é um acessório para marcar a circunferência ou várias linhas em peças cilíndricas. O dispositivo rotativo aperta e gira as peças sem a necessidade de um PC. A velocidade de rotação é ajustável e pode ser adaptada ao tamanho das peças a serem marcadas.

Que tipo de marcações podem ser feitas com máquinas de marcação por impacto?

Com a micropercussão, todos os tipos de marcação para identificação, codificação e rastreabilidade da peça podem ser realizados: códigos alfanuméricos lineares e radiais, logotipos, códigos 2D, códigos DataMatrix, códigos QR, data e hora, etc.

No caso da IMPACT, o operador pode criar e editar arquivos, armazenar arquivos, mesclar arquivos Excel, confirmar duplicados, visualizar a marcação e ajustar os parâmetros sem computador. Entre as funcionalidades do software estão: serialização, data e hora automáticas, contadores, controle de duplicados, visualização de marcação, link com banco de dados (CSV, Excel, Access), histórico de marcação ...

Quais são os setores que mais usam a tecnologia de micropercussão ou marcação em micropontos?

Os setores que mais utilizam a micropercussão são a indústria automotiva, fabricantes de componentes metálicos, indústria de usinagem, metalurgia e fabricantes de máquinas. A peça usinada ou metalúrgica pode ser marcada diretamente ou, por exemplo, no caso de uma máquina, o que se faz é a marcação de uma placa de identificação ou de características. Pode marcar todos os tipos de metais, do alumínio ao aço temperado, passando pelos aços carbono e inoxidáveis. Plásticos rígidos coloridos ou escuros também podem ser marcados.

CONTACTO