CONTACTO

As máquinas Gravotech realizam marcação a laser, gravação a laser ou corte a laser e são perfeitas para qualquer aplicação de mercado: Identificação e Rotulagem, Personalização e Promoção, Marcação Industrial e Rastreabilidade ou Fabricação e Criatividade.

A primeira coisa ao escolher uma máquina a laser é decidir qual área de trabalho é necessária. Se eu quiser uma grande área de trabalho (maior que 460x305mm), porque as minhas peças são grandes, ou quero fazer trabalhos em serie ou em lote, devo escolher um laser de mesa XY. Essas máquinas também têm mais possibilidades de corte a laser, se forem materiais não metálicos. Estão disponíveis na tecnologia de laser CO2 ou laser de fibra.

Os lasers galvanométricos possuem áreas de trabalho menores, mas a sua característica mais marcante é a velocidade na execução da marcação ou gravação. Eles também têm a vantagem de poderem ser integrados em linhas de produção industrial. Essas máquinas a laser estão disponíveis em quatro tecnologias: Fibra, Verde, Híbrida ou CO2.

Se não está familiarizado com os benefícios das diferentes tecnologias de laser, consulte o nosso guia de seleção de laser dependendo do material a ser gravado, marcado ou cortado, ou peça orientação aos nossos especialistas.

Qualquer um dos nossos equipamentos a laser, seja de marcação, de gravação a laser ou para cortar, permite que você trabalhe com segurança em qualquer ambiente: fábrica, oficina, loja, voltado para o público, etc. Eles são certificados como produtos a laser Classe I que atendem a todos os requisitos e regulamentos de segurança. Eles são fáceis de instalar e de usar e os operadores não precisam de formação específica ou autorizações.

Também fornecemos soluções integradas de extração e filtragem para proteger os usuários contra poeira e fumaça, bem como outros acessórios para melhorar a produtividade e adicionar recursos aos equipamentos a laser.

As máquinas a laser podem ser pilotadas com uma variedade de softwares de gravação exclusivos da Gravotech (Lasertrace, LaserStyle e ABC), dependendo das aplicações. Podem ser conectados a um PC ou tablet com sistema operativo Windows, via Wi-Fi ou via cabo USB.

Se tiver dúvidas sobre máquinas a laser, consulte as FAQS: Perguntas frequentes sobre máquinas de gravação a laser, que você encontrará mais adiante nesta página.
 

SÉRIE LS100/LS100EX CO2

Soluções a laser compactas e versáteis

Máquinas de gravação e corte a laser de CO2 para trabalhar com uma ampla gama de materiais orgânicos (plásticos, metacrilatos, madeira, papel, cartão, borracha, couro e pele, têxteis ...), alguns metais pintados, anodizados ou tratados e materiais minerais (cerâmica, pedra, mármore).

O formato LS100 e LS100EX adapta-se às necessidades de personalização e fabricação de pequenas tiragens devido à sua área de trabalho compacta. São facilmente instalados em qualquer comércio, oficina ou indústria.

Potências das máquinas da Serie LS100/LS100EX:

  • LS100 Energy: 25W
  • LS100: disponível nas potências de 40W e 60W
  • LS100EX Energy: 25W
  • LS100 EX: duas potências disponíveis, 40W e 60W
     
SÉRIE LS100/LS100EX CO2

SÉRIE LS900 CO2

Máquinas laser produtivas e robustas

Máquinas de gravação e corte a laser de CO2 para trabalhar com uma ampla gama de materiais orgânicos (plásticos, metacrilatos, madeira, papel, cartão, borracha, couro e pele, têxteis ...), alguns metais pintados, anodizados ou tratados e materiais minerais (cerâmica, pedra, mármore).

O formato do LS900 é perfeito para usuários com produções médias e altas, pois sua área de gravação de 610x610 mm permite vários trabalhos e aumenta a produtividade.

Potências das máquinas da Serie LS900: ambos modelos estão disponíveis com potências de 40W, 60W e 80W

  • LS900
  • LS900 XP
     
SÉRIE LS900 CO2

SÉRIE LS1000 XP CO2

Gravação e recorte laser grandes formatos

Trabalhar com uma placa completa de 1220 x 610 mm de material de gravação é possível com a máquina a laser LS1000XP graças ao seu amplo espaço de trabalho. Esta máquina de gravação e corte a laser CO2 oferece uma capacidade Z de 300mm para gravar objetos volumosos, além de oferecer a possibilidade opcional de gravar em peças cilíndricas ou fazer pequenas placas em matriz. Também está preparada para cortar uma grande quantidade de materiais. A máquina 150W LS1000XP pode cortar metacrilato de 25 mm numa única passagem, deixando as bordas totalmente polidas.

Potências das máquinas da Serie LS1000XP: são máquinas laser de alto rendimento, disponíveis nas potências de 60W, 80W, 100W e 150W.

  • LS1000XP
SÉRIE LS1000 XP CO2

SÉRIE LS100EX/900 FIBRA

Marcação de metal em grande superfície

As máquinas de mesa XY Fibra são soluções ideais para marcação direta em peças de metal e placas industriais. Este processo de corrosão elimina a obrigação de aplicar um aditivo de corrosão. A tecnologia Fibra também dá um excelente resultado em plásticos.

A Série Fibra destaca-se pelas diferentes potências de 20W, 30W e 50W e pelos seus módulos plug and play, que permitem uma rápida integração no ambiente de trabalho. O modelo Edge combina as tecnologias de laser de fibra e laser de CO2, ampliando sua versatilidade.

  • LS100EX Fibra
  • LS900 Fibra
  • LS900 Edge
     
SÉRIE LS100EX/900 FIBRA

SERIE GALVANOMÉTRICA DE ALTA VELOCIDAD

Marcação rápida com 4 tecnologias diferentes

A marcação e a gravação a laser atuam por ablação ou modificação do estado da superfície do material. Os nossos lasers galvanométricos realizam, em velocidades extraordinárias e silenciosamente, marcações permanentes e legíveis de alta qualidade. Eles podem funcionar como máquinas independentes com uma estação de marcação e serem operados por um operador, ou podem ser facilmente integrados em linhas de produção industrial.

Potências e particularidades da Série Galvanométrica:

  • Série Fibra: potências de 10W, 20W, 30W e 50W, permite a marcação de superfície e gravação 3D profunda de metais.
  • Série Híbrida: disponível nas potências de 10W e 20W, grande versatilidade na marcação de metais e plásticos.
  • Série Verde: potências de 5W e 10W, possuem o melhor feixe de toda a gama: 30 um.
  • Série CO2: especialmente dedicada à codificação industrial e rastreabilidade de materiais orgânicos, com potências disponíveis de 20W e 30W.
     
SERIE GALVANOMÉTRICA DE ALTA VELOCIDAD

ACESSÓRIOS

Obtenha mais da sua máquina com a nossa ampla gama de acessórios

ACESSÓRIOS

SOFTWARE

Soluções de software especialmente desenvolvidas para gravação mecânica e a laser.

SOFTWARE

Dicas para gravação a laser

Para o uso adequado de todos os nossos equipamentos a laser, devem ser usados óculos de proteção. Além disso, recomendamos que se inscreva na nossa newsletter e visite nosso Blog para obter mais recomendações e conselhos sobre gravação e corte a laser.

  FAQS: Perguntas frequentes sobre máquinas de gravação a laser  

Como funciona uma máquina de gravação a laser?

As máquinas de gravação a laser funcionam graças ao seu feixe de laser que atinge o material, que aumenta sua temperatura e produz uma mudança de cor, um contraste, uma queima ou evaporação do material. Esses vários efeitos dependem da potência, do tempo de impacto, do material e de outros fatores específicos da máquina. Desta forma, o material será gravado ou cortado permanentemente. 

Quais são os componentes de uma máquina a laser?

Qualquer laser contém pelo menos três elementos fundamentais: um meio ativo, um sistema de bombeamento e uma cavidade ressonante.

O meio ativo é o material (sólido, líquido ou gasoso) que emite luz. Para que o meio ativo emita luz, ele deve ser excitado de alguma forma por meio de um sistema de bombeamento, que pode ser uma corrente ou descarga elétrica (lâmpada, diodo ou radiofrequência), dependendo do tipo de laser.

O meio ativo é colocado entre dois espelhos que formam uma cavidade ressonante, ou seja, a luz rebate entre os dois espelhos e auxilia na amplificação. Um dos espelhos é semirreflexo, de modo a que parte da luz amplificada sai da cavidade ressonante na forma de um feixe.

Além desses componentes básicos, um laser pode ter outros dispositivos para modificar ou controlar as características da luz emitida (comprimento de onda, pulsação, etc.), ou elementos externos à cavidade para amplificar a luz ou para modificar a duração do pulso, taxa de repetição, comprimento de onda, etc.

Quais tecnologias a laser a Gravotech possui para gravação, marcação e corte?

Dependendo do meio ativo na Gravotech, temos 4 modelos diferentes de máquinas a laser:

  • Máquinas de gravação e corte a laser CO2: funciona graças a gases como dióxido de carbono, hélio, hidrogênio.
  • Máquinas de marcação de fibra: O ressonador a laser consiste em um feixe de fibra dopado com itérbio (YB) e bombeado por LEDs.
  • Laser verde ou máquinas de marcação a laser híbrida: ambas com tecnologia DPSS, são lasers de estado sólido bombeados por díodos.

As quatro tecnologias têm diferenças no comprimento de onda e no tamanho da mancha e, portanto, obtêm resultados diferentes dependendo do substrato a ser gravado, marcado ou cortado.   

Quais são as vantagens mais importantes de uma máquina a laser?

O mais significativo é a velocidade com que funciona uma máquina a laser: em questão de segundos você já tem a gravação ou o corte feito.

O detalhe e a precisão dos resultados também são importantes: o laser pode gravar caracteres muito pequenos e fazer recortes muito complexos.

A qualidade do resultado também dependerá da própria máquina: estrutura e componentes confiáveis e robustos, lentes e óticas de alta qualidade, um driver especialmente preparado para gravação e corte a laser, etc.

A versatilidade é outra vantagem substancial do laser: uma grande variedade de materiais orgânicos, minerais e metais revestidos podem ser gravados e cortados com um laser de CO2. Neste link você tem uma lista de todos eles.

O laser de fibra, o híbrido e o laser verde são projetados para marcar metais e plásticos em alta velocidade, principalmente.

A gravação a laser também oferece outras vantagens: o material não requer fixação, não há desgaste nas ferramentas, peças individuais ou séries podem ser gravadas, etc. 

O que pode ser feito com uma máquina de gravar a laser?

Uma gravadora a laser permite fazer uma infinidade de trabalhos de gravação, marcação, corte e vinco em vários materiais. Com uma máquina a laser pode gravar plásticos, metacrilatos, alumínio, diferentes tipos de materiais usados em joias, papel, cartão, madeira, cerâmica, etc. 

Qual máquina é usada para gravar madeira?

A máquina a laser de CO2 da série LS900 da Gravotech e as gravadoras da série LS100 / LS100EX CO2 são adequados para gravação e corte de madeira, com excelentes resultados. No nosso Blog, encontrará diversas aplicações deste tipo de gravação, seja para fins industriais como a gravação de paletes de madeira, para artesanato ou para lojas de todos os tipos, com aplicações muito diversas.

CONTACTO